5 motivos para rever (ou ver) Yuyu Hakusho

Em homenagem ao nosso querido redator Kozato, hoje o 5 motivos é nostálgico! Escrito e desenhado pelo mestre Togashi, hoje falaremos 5 motivos para rever (ou ver, se no caso você for jovem) YuYu Hakusho: 

 1.História fantástica! 

Yu Yu Hakusho segue a história de Yusuke Urameshi, um delinquente que, num ato incaracterístico de altruísmo, é atropelado por um carro e morto em uma tentativa de salvar um garoto, empurrando-o para fora do caminho. Seu fantasma é recebido por Botan, que se apresenta como a navegante do rio Sanzu, que transporta as almas para o submundo ou Mundo Espiritual, onde elas podem ser julgadas pela vida após a morte. Botan informa Yusuke que seu ato pegou até mesmo o submundo de surpresa e que ainda não havia um lugar feito para ele seja no céu ou inferno. Assim Koenma, filho do governante do submundo Enma, oferece à Yusuke uma chance de retornar ao seu corpo através de uma série de testes. Yusuke sucede com a ajuda de seus amigos Keiko Yukimura e Kazuma Kuwabara. Depois de voltar à vida, Koenma concede à Yusuke o título de “Detetive Sobrenatural” , e assim inicia sua jornada encarregando-o de investigar atividades sobrenaturais dentro do mundo humano.

Pode parecer clichê para muitos, mas na sua época não era, tornando referência á esse tipo de história. YYH recebeu várias criticas positivas tanto dentro quanto fora do Japão, tudo isso por conta do seu enredo, personagens ímpares e uma trilha sonora contagiante.

2.Marcou Gerações 

Muitos otakus jovens não devem saber, mas YYH marcou uma geração de animes nos anos 90!  No Japão o seu manga foi publicado numa das revistas mais populares dos shounens, a Jump, e foi sucesso gerando um anime aclamado pelos fãs até hoje. Aqui no Brasil a série foi transmitida pela Rede Manchete nos anos 90 e os jovens brasileiros achavam tudo aqui muito bacana. Para você ter uma ideia Yu Yu Hakusho vendeu mais de 50 milhões de cópias somente no Japão e no Brasil, o mangá se tornou o mais vendido do país tendo chegado ao recorde de 2 milhões de cópias vendidas em 2005. Muita coisa né?

 3.Uma obra premiada 

A série de televisão Yu Yu Hakusho foi eleito o melhor anime do ano em 1994 e 1995 no Animage Anime Grand Prix e o segundo melhor em 1993 depois de Sailor Moon. Além disso, a revista classificou como a 55º melhor produção de série de anime na sua lista das 100 melhores produções de animes. Em uma votação de 2006 realizada no Japão no website oficial da TV Asahi, Yu Yu Hakusho foi votado como o 15º melhor anime de todos os tempos. A revista japonesa Brutus votou-o como o sexto melhor anime de todos os tempos. A série ganhou um grande número de espectadores durante a sua exibição no Japão. No Brasil, durante os anos 90 o anime fez muito sucesso, sendo que a sua dublagem no país foi considerada a melhor dublagem já feita em animes.

4.E por falar em dublagem, ela é um motivo! 

Cheias de gírias, adaptações e dentro do contexto que vivíamos na época, YYH teve sua dublagem realizada pelo estúdio Áudio News, sob direção de Marco Ribeiro. Tudo bem que não durou muito tempo pois dois anos após o estúdio faliu, mas a série foi readquirida pela Cloverway, ganhou uma nova dublagem e manteve as voces dos personagens principais e sua essência! Então ainda ta valendo, né?

5.O mangá tem no Brasil

O mangá foi licenciado pela editora JBC e publicado em 38 edições meio-tanko entre novembro de 2002 e novembro de 2004, mas para a alegria dos fãs a editora relançou em 2014 com o formato tanko, que ao todo foram 19 volumes. A edição, apesar de simples, é caprichada e vale a pena conhecer.

E ai, gostaram dos 5 motivos dessa semana? Conhece uma obra que vale a pena conhecer? Comenta nos comentários!

Compartilhar