Animes na TV aberta voltarão à ativa?

O primeiro anime transmitido em rede nacional estreou no dia 22 de outubro de 1958, o anime era “Hakujaden” (A Lenda da Serpente Branca) que foi um sucesso no Japão, porém nem tanto aqui no Brasil. Em décadas após o primeiro anime ser lançado no país, cada vez mais foram feitos “testes” para tentar um grande sucesso aqui, assim como foi no Japão. A primeira febre que pintou foi “Os Cavaleiros do Zodíaco” em 1994, aproximadamente 10 depois do grande investimento da extinta TV Manchete em animações japonesas.

Após os anos 90 e seguindo 2000, a grande febre entre os garotos da escola era chegar com os bonequinhos do Seiya e dos cavaleiros de bronze para brincarem no recreio, após a febre de cavaleiros, veio também, Yu Yu Hakusho, Dragon Ball Z, InuYasha, etc. E enquanto o tempo passava, vinha muitos animes para serem apreciados pelas pessoas.

A partir dos anos 2010 os animes começaram a sofrer uma escassez. Não tinha tanta febre assim como tínhamos antigamente, eram três ou quatro que passavam em rede aberta, e apenas o mais falado na segunda maior emissora do país, enquanto na primeira maior não passava nenhum. Foi por volta de 2012/2013 que Naruto deixou de ser transmitido no SBT,  enquanto beirando 2014, a Rede TV deixou de lado Super Onze, Pokémon, e Yu-Gi-OH! GX, Digimon, e até hoje, não temos mais animes passando em redes grandes abertas de TV, temos apenas a Rede Brasil, que de Segunda à Sexta disponibiliza às 20:00 Os Cavaleiros do Zodíaco e em seguida Dragon Ball Z.

Podemos ver que grande parte dos animes que fizeram um enorme sucesso na rede nacional, tinham todos mais de 100 episódios, o que dificilmente vemos hoje, que são chamados de animes por audiência. Os animes mais falados no Japão atualmente são classificados pela animação, história, roteiro, cenários e diversos outros aspectos, coisa que os animes com muitos episódios tem pouco tempo para mostrar.

Não é impossível os animes mais curtos virem para o Brasil e fazerem sucesso, aconteceu com Death Note por exemplo, mas é mais comum trazerem animes com vários episódios, para terem menos espera para dublar deduzo eu. Um sucesso que daqui algum tempo pode surgir na TV aberta é Yo-Kai Watch, que faz uma boa audiência no canal Disney XD.

Torcemos para que tragam animes que já possuem um razoável número de episódios, mas que saem por temporada como  Boku no Hero Academia, Shingeki no Kyojin, RE:Zero, entre outros, pois assim, a comunidade dos animes cresce com mais jovens e até adultos que dão uma pausa no trabalho na hora do almoço. Eu acredito que em breve teremos mais uma febre vindo aí!