Dive!! – Primeiras impressões

Tema/Gênero: Esporte, Comédia
Estúdio: Zero-G
Diretor: Kaoru Suzuki
Origem: Light Novel
Nº de episódios: 11

Primeira impressão escrita por Kagura e Rapha

Sinopse

Mizuki Diving Club (MDC) é um clube de mergulho que está em perigo de ser fechado, devido a problemas financeiros, a nova treinadora conseguiu um acordo: de que manteriam o clube de mergulho, sob a condição de que consigam enviar ao menos um de seus membros como representantes do Japão para os próximos jogos olímpicos.

Proposta

Dive!! tem uma proposta nada inovadora, fazer um anime de esporte da maneira mais simples possível, mas não como All Out, que faz o genérico de um anime de esporte medianamente, porque Dive!! tenta acrescentar alguns a mais, como demonstrar um pouco da vida pessoal de alguns personagens, como o relacionamento amoroso do protagonista, o Tomoki, e bem, Dive!! não consegue trabalhar isso tão bem quanto poderia, por algumas escolhas erradas para construção da narrativa.

Por exemplo, essa vida amorosa do Tomoki é concebida na história de qualquer forma, com uma construção bem fraca, que ainda demonstra ser só um “a mais” desnecessário, já que isso é pouco explorado, porque o Tomoki não liga muito para o seu relacionamento, se importando muito mais com o seu senpai, o Yoichi. Inclusive, Dive!! demonstra ter um certo fanservice para o público feminino, não só pelos homens molhados de trajes de banho, mas também por uma certa forçação de barra entre o Tomoki e o Yoichi, tanto que, no momento em que o protagonista fala que não liga muito para o seu namoro, ele já começa a pensar no Yoichi. Mas o principal problema de Dive!! não é esse, mas sim seu ritmo, que aparenta ser bem problemático, e já explico o porquê disso.

Personagens

Seus personagens não demonstraram ser nada fora do comum para um anime de esporte, indicando também o fato deles serem bem fracos.

O Tomoki é um protagonista que conheceu o mergulho após ver o Yoichi mergulhando, e pela admiração dele, ele resolveu aprender a mergulhar também. Até aí, nada demais, o problema é que fica só nisso, tudo o que o Tomoki quer fazer é através do Yoichi, fazendo parecer o protagonista faz tudo por ele, sem ter um devido rumo pra ele nessa situação, só pra seguir o Yoichi.

E falando no Yoichi, ele é um personagem genérico de esporte, sendo o esportista modelo: tendo um bom físico, sendo gentil, sério, e só, não temos nada a mais que o torne diferente, ou ao menos mais interessante, ele é só um personagem a mais ali. E até o suposto conflito que ele carrega de já ter se machucado feio no esporte, é desinteressante. Isso vale também para a treinadora deles, que é uma personagem bem fraca, também.

Outro personagem, que parece que vai ser importante para a história, é o Shibuki, que é um mergulhador que só mergulhou no mar, devido ao seu avô, e apesar dele ter uma concepção um pouco diferente dos outros, ele se demonstrou bem apático e com uma história que, do jeito que o animê anda, não parece que vai ser trabalhada muito bem. Outros personagens, como o irmão gêmeo do Tomoki, a namorada do Tomoki, e até mesmo outros mergulhadores, têm concepções bem fracas, e aparentam ser apenas um recurso de roteiro para a história andar.

Ritmo

Agora, vamos entrar no maior problema de Dive!! até o momento, que é o seu ritmo. Ele é completamente instável e lento. Dando um exemplo, no primeiro episódio, a obra tenta trabalhar em sua sinopse, porém na metade do episódio, chega um momento onde ela nitidamente, não tem o que trabalhar, então resolve estender o episódio com várias cenas sem contexto ou inseridas de qualquer forma, e a direção não ajuda, já que começa a fazer vários cortes do nada, deixando as cenas com pouca conexão, e até mesmo confusas em alguns pontos, e mesmo quando isso não acontece, o número de acontecimentos relevantes em 3 episódios foi muito pouco, e já que foi revelado que o anime vai ter 11 episódios com final fechado.

É bem problemático, para um anime desses trabalhar em um ritmo tão lento. E o pior é que, mesmo com esses “diferenciais” que ele tem, não é difícil trabalhar em cima disso, mas a obra resolve estender acontecimentos irrelevantes á todo momento, resolve se focar em uma única coisa, e esquece do resto, deixando muitas coisas com pouco ou nenhum desenvolvimento até o seu terceiro episódio.

Execução técnica

Sobre a parte técnica, Dive!! não demonstra ter nada de especial. A sua animação demonstrou não ser muito consistente ou fluida, além de conter muitas composições visuais estranhas, como o reflexo de água no corpo dos personagens, algumas sombras, e até mesmo o corpo de alguns personagens são meio estranhos.

Sua direção, além dos problemas de cortes exagerados e má construção de cena, ela ainda demonstra ser fraca, não conseguindo dar muito impacto para as cenas, deixando muitas delas mais fracas do que já são. E sua trilha sonora se encaixa da mesma forma, sendo bem fraca e de pouco impacto, tanto isoladamente, quanto para engrandecer as cenas

Conclusão

Concluindo, assistir ou não Dive!!? Por incrível que pareça, Dive!! não demonstrou ser um anime ruim, como Battery ou Days, mas sim fraco e genérico, como All Out, e ele até seria recomendável para quem quer ver mais um anime de esportes comum, o problema são seus erros fatais, como má construção de cena e de narrativa, e a progressão lenta das mesmas, que fazem Dive!! se tornar um anime ridiculamente fraco, e não parece que isso vai melhorar conforme o tempo. Por causa desses erros, não recomendamos Dive!! para vocês, pelo menos não por agora.

Gostou? Confira mais no nosso Guia de Temporada!

Compartilhar