Guia para de RPG para iniciantes: Lendas dos cinco anéis

Imagem relacionada

Olá aventureiros, hoje vamos falar de A Lenda dos 5 anéis que é um RPG onde você interpreta um samurai do Japão Feudal em uma terra fictícia chamada Rakugan. Esse lugar é um reino que reúne todos os países asiáticos em um único continente. Aqui você um samurai que protege o Imperador e pertence a cinco clãs que são:

Clã do Caranguejo:

Descendentes do poderoso Kami Hida, o Clã Caranguejo são os defensores de Rokugan. Eles patrulham a fronteira sudoeste do Império, onde se encontram as terríveis Terras Sombrias. Diariamente, guerreiros do Caranguejo perecem sobre a Grande Muralha do Carpinteiro, dando suas vidas para que os outros clãs possam viver em paz e segurança, uma segurança que vem sendo mantida com milênios de sangue dos Caranguejos. O Caranguejo valoriza o dever acima de tudo — mesmo acima da honra. Para o Caranguejo a vitória é mais importante. Se eles falharem em seu dever, se forem derrotados, sua honra pouco fará para proteger aqueles que dependem deles. Como resultado, muitos acham os Caranguejos, grossos, incultos, e quase sempre rudes, mas ninguém questiona a força de sua coragem

Clã Dragão:

Togashi foi o mais enigmático de seus semelhantes, pouco compreendido mesmo pelas outras crianças do Sol e da Lua. Ele e seus seguidores – entre o Clã Dragão retiraram-se para as montanhas e permaneceram lá, interagindo com o Império apenas em raras ocasiões. Os bushis de seu clã praticam a técnica do daisho, um único estilo de luta que utiliza duas espadas ao mesmo tempo, e são familiarizados com as técnicas dos shugenjas. Shugenjas do Dragão estão igualmente familiarizados com as armas tradicionalmente usadas pelos bushis, uma distinção que os diferencia de outros sacerdotes. Não obstante, os homens e mulheres do Dragão usam tatuagens místicas que os concedem poderes e habilidades especiais além dos possuídos pelos mortais. O Dragão mistifica a todos, menos eles mesmos. Seus métodos e aparências não se igualam a outros Clãs Maiores, sendo considerados distantes e misteriosos pelos outros.

Clã do Escorpião:

Quando o Império foi formado, o Imperador deu a cada clã uma tarefa a ser desempenhada em seu nome. O dever dado ao Escorpião é assunto de vários debates entre os clãs.  O Escorpião recebeu o dever de proteger as doze Escrituras Negras, poderosas relíquias que prendem o poder de Fu Leng. Outros acreditam, porém, que a verdadeira identidade do Escorpião é manter os clãs continuamente brigando entre si, garantido que nenhum deles terá força para se levantar contra o Imperador. Por essa razão eles são chamados de Mão Detrás do Imperador, uma família de espiões, manipuladores, e assassinos que valorizam lealdade acima de tudo. A honra não está além deles, mas é uma ferramenta para ser usada e descartada quando conveniente. Eles são a adaga que ataca das sombras e elimina ameaças antes que se tornem perigosas. O Escorpião tem uma extensa definição de “ameaça”, porém, sua verdadeira motivação por trás de suas intrigas não é tudo que importa. Vários clãs os evitam por isso, apesar de sua rede pessoal de chantagens e segredos ser tão sutil que poucos se opõem a eles.

Clã Fênix:

Shiba era inquestionavelmente o mais sábio dos Kamis, tanto que pôs de lado seu orgulho e arrogância para votar e proteger os descendentes de Isawa, o maior shugenja de sua era. A partir desse dia, a Fênix tem sido guiada pelo desejo da família Isawa pela iluminação, garantindo sua posição como os maiores shugenjas do Império. Três das quatro famílias do clã são devotadas ao estudo dos elementos, com os Shiba trabalhando para defender as terras do clã. Foi Shiba quem escreveu a conversa entre o Imperador e Shinsei durante a primeira guerra contra as Terras Sombrias. Suas anotações permitiram aos Isawa se tornarem os mais proeminentes shugenjas de Rokugan, e todos os outros clãs reconhecem sua maestria. A Fênix é respeitada pelo seu arrojo, apesar de vários os considerarem arrogantes e altivos. Enquanto o Leão é a Mão Direita e a Garça a Mão Esquerda do Imperador, a Fênix certamente é a Voz, carregando a mensagem de paz sempre que um clã vier a se virar contra outro.

Clã Unicórnio:

Uma vez conhecidos como o Clã Ki-Rin, os samurais que seguiram a Kami Shinjo partiram de Rokugan poucos anos depois do primeiro Dia do Trovão. Era esperança de Shinjo que outros males ao Império pudessem ser revertidos se descobertos primeiro. Por oito séculos, eles vagaram pelo mundo, explorando estranhas terras e culturas. Há menos de três séculos, eles retornaram a Rokugan como o Clã Unicórnio e reassumiram seu lugar de direito entre os Clãs Maiores. Quando Shinjo retornou durante a Guerra Contra a Escuridão, ela pulverizou as influências subversivas do seu Clã e apontou um bárbaro das Areias Ardentes como o novo Campeão de seu povo. O Unicórnio é vastamente diferente dos outros clãs, influenciados mais que qualquer outro pelas culturas gaijins. A governante família Moto tem tradições únicas e práticas que fazem com que vários os apontem como gaijins ou bárbaros, uma acusação que os Moto nada fazem para refutar. Muitos dão pouco valor a eles, mas temem o poder de sua força militar.

Cla leão:

Se a Garça é a Mão Esquerda do Imperador, então o Leão é certamente a Direita. Os Leões são o mais militar e agressivo de todos os clãs. Eles reverenciam o bushido e a lealdade ao Imperador como os dois princípios mais importantes. Eles sustentam o maior exército do Império, rivalizando apenas com o Clã Unicórnio. Várias histórias dos mais brilhantes generais foram produto de treinamento Leão, e quando isso não é estritamente verdadeiro, vários ainda acreditam no velho dogma que nenhum general Akodo já foi derrotado em campo de batalha. A rigidez e estrita aderência às tradições renderam ao Leão difíceis relações diplomáticas com outros clãs, mais notavelmente com a Garça e o Escorpião, e recentemente também com o Unicórnio.

Como eu disse, nas lendas dos cinco anéis você é um samurai que pertence a algumas dessas famílias que lutam ao lado do imperador e defende rokugan de invasores das terras distantes. Essas terras são os reinos romano, otomano, etc.

 

Bom O livro a lenda dos cinco anéis leva muito a serio o que é um samurai, tanto que tem famílias nesse RPG que se você fracassar em qualquer desafio, seu personagem tem que fazer o seppuko.

O sistema de Legend o five rings funciona em 4K3 que quer dizer que você rola 4 dados de 10 faces e mantem os 3 maiores para atingir um NA (número alvo) para concluir algum objetivo e esse NA vai desde tomar um copo de agua, até perfurar um inimigo com uma lança.  O que faz de a lenda dos 5 anéis ser interessante é você se passar por um samurai e conviver com os conflitos da era do Japão feudal.

Entre em um mundo de fantasia que lhe espera para ótimas aventuras que irão lhe render muitos contos de bravura e de diversão