O ecchi estraga os animes?

Os animes que possuem ecchi, são aqueles animes que contém cenas muito sensuais censuradas, não mostram partes íntimas, mas utilizam da pouca roupa, e se traduzirmos ecchi do japonês, em tradução livre, encontramos a palavra “obsceno”. Esse estilo ganhou mais destaque a partir dos anos 2000, em shounens, que são animes dedicados a garotos de 12 a 18 anos. Há algum tempo atrás alguns otakus discutiam na internet se o ecchi em excesso estava prejudicando os animes e perdendo a essência do shonen de batalha.

(Anime: Dungeon ni deai wo motomeru no wa machigatteiru no darou ka)

O ecchi foi criado originalmente para atender o gosto dos jovens que nessa determinada idade estão com os hormônios à flor da pele, mas que não têm idade suficiente ainda para ver os hentais, que possui conteúdo sexual sem censura. Para ser sincero o ecchi ajudou mais pessoas a entrar nesse mundo dos animes, um dos motivos que fez alguns amigos meus verem Nanatsu no Taizai por exemplo, foi a querida Elizabeth, que na história possui um belo corpo. Porém, ao desenrolar da história ninguém comentava “Você viu a Elizabeth ontem?” mas comentavam “Você viu a luta do Meliodas ontem?” ou seja, o ecchi não era mais o que eles mais esperavam para ver na próxima semana, e sim o resto da história.

De certo modo o ecchi ajudou o público aumentar, e virou até um gênero próprio de animes e mangás, trazendo animes como Keijo, To love ru, High School DxD, etc. mas de alguma forma, todos possuem batalhas assim como shonen. Algumas pesquisas dizem que de 2016 pra cá os animes ecchi ou que possuem o gênero excessivamente, estão diminuindo a cada ano. Isso se dá devido aos serviços de venda do anime, atualmente os animes de ecchi não estão vendendo muito Blu ray e DVD, como vendia em épocas atrás, e parece também, que os serviçoes de streaming (Netflix, Crunchyroll) não ganham tanto com isso, pois apenas pegam a versão censurada, mas o público sempre vai procurar a versão sem censura na internet, não é mesmo? Além disso, cada vez menos é possível ver um sucesso do ano possuir muito ecchi por exemplo Re: zero foi um exemplo.

(Anime: Re: zero)

Os animes de shonen, mesmo antes da alta do ecchi ainda fazia sucesso mundial, porém temos um ótimo exemplo de como o mundo dos animes mudou com a força do ecchi, quando lançou o anime de One Piece em 1999, a personagem Nami, não tinha um corpão, era magra, já em 2001, adicionaram silicone nela, e ao passar os anos, foi só aumentando. Porém as audiências de One Piece foram normais, mesmo com essa mudança no design dos personagens. Em determinadas épocas a audiência sobe e em outras cai.

Podemos ver também que apesar do ecchi para todo o lado a partir dos anos 2000, tivemos uma chuva de obras que não precisaram de nem um pouco disso para fazer um enorme sucesso mundial e chegar na boca de pessoas que nem assistem animes, apesar de existirem pessoas que fazem versões ecchi até da Terra-chan (Sim, até da Terra-chan) e podem ser vistas até pelo Google imagens. Vale lembrar de Shingeki no Kyojin, que fez um enorme sucesso em 2013 e faz até hoje, o anime surgiu justamente na época em que o ecchi estava estourando, o anime surpreendeu até mesmo o Jovem Nerd, que havia parado de ver animes. Fora Attack on Titan, Fullmetal Alchemist: Brotherhood, Haikyuu, Tokyo Ghoul entre outros fizeram sucesso sem precisar de ecchi em época que era febre.

(Personagem Nami de One Piece)