Otome Games e jogos do gênero

Falem mestres! Hoje vou trazer algo relacionado a animes e jogos, os Otome Games. Para quem gosta aqui vai um resuminho do que são esses jogos, alguns exemplos, dicas e mais uns extras sobre esse universo. Acompanhem-me nessa jornada de fantasia XD

No Japão esse gênero é conhecido por ser um estilo de jogos voltados para o público feminino que consiste em uma ou mais histórias com um conjunto de personagens masculinos (harém inverso) em que o objetivo é ter um romance com um deles. Normalmente o jogo é dividido em rotas que podem conter finais diferentes dependendo das escolhas feitas pelo jogador durante o jogo. É constituído geralmente por visual novels, mini-jogos e extras que incentivam o player a continuar jogando. Só se diferenciam dos chamados visual novels e eroges por serem voltado ao público feminino, mas tem jogabilidade praticamente igual, que são ler historias, fazer escolhas, desbloquear imagens e tentar finais diversos, além de poucos possuírem um teor mais ecchi, sendo focado no romance “puro”.

Alguns grandes exemplos são Uta no Prince Sama, Norn9, Amnesia e Diabolik Lovers. Os nomes soam familiares? Então, alguns desses jogos acabam virando animes famosos e ganhando grande notoriedade Esses jogos são oferecidos em diversas plataformas, desde PC, PSP e até pra celular. Podem ser gratuitos, parcialmente gratuitos ou totalmente pagos, mas o objetivo é o mesmo, se divertir com um harém de garotos.

A partir hoje, vocês podem acompanhar uma serie de artigos que trarei pra vocês sobre esses jogos. Começando pelas empresas que produzem, as diferentes jogabilidades e algumas dicas de bons jogos.

Aqui vai algumas desenvolvedoras e suas historias:

Nippon Ichi Software, Inc.

Fundada em Setembro de 1991 como Prism Kikaku Ltd. Seu mascote é a Prinny uma raça fictícia de criaturas que aparecem nos jogos normalmente. Sua principal distribuidora é a Broccoli. E produziu jogos como Ludere Deorum ( Kagami no Asobi) e Uta no Prince-sama.

Genius Inc.

Fundada em 2014, essa é especial, apesar de ser japonesa, ela contem desenvolvedores em varias localidades, é uma empresa que foca na distribuição dos jogos com qualidade, é a maior empresa com jogos traduzidos em ptbr, SIM, diferente da maioria que só tem em japonês ou inglês, eles tem quase todos os jogos na opção de português. Produz jogos como Meu príncipe Elemental, Meu amado estranho, Amor na Máfia, entre outros.

Rejet Inc

Fundada em 5 de junho de 2009, é responsável pela popular franquia de Diabolik Lovers (não julguem o jogo baseado no anime, é beeem diferente), Marginal #4 kiss (gravaram as musicas dos grupos de idols) e Dance With Devils (o jogo foi desenvolvido por eles, mas o mangá da franquia já existia).

Cheritz

Particularmente a minha favorita, pois se foca em ouvir as jogadoras e é bem aberta para com os fãs, e também a única da lista que é coreana e não japonesa como a maioria. Fundada em fevereiro de 2012 tem 3 jogos até o momento sendo o mais popular Mystic Messenger, exclusivo para celular.

Idea Factory

A mais popular talvez por ter muitos jogos transformados em animes como Amnesia,Brothers Conflict, Norn9, Code:realize. É uma distribuidora e produtora de jogos, mas é a sessão da Otomate que desenvolve os jogos.

Kadokawa Corporation

Fundada em 2 de abril de 1954, é uma distribuidora, produtora e desenvolvedora de jogos. O otome game produzido por eles é Prince of Stride baseado numa novel.

HuneX

Fundada em 1992 tem diversas parcerias com empresas desenvolvedoras e distribuidoras de otome games e sua obra mais conhecida é Arcana Famiglia

Beemoov

Fundada em 2006 surgiu como uma desenvolvedora web francesa, mas se tornou popular por traduzir Amor Doce, um dos jogos mais famosos entre os otome games.

E então, gostaram? Comentem e deixem o feedback pra eu trazer novidades que vocês gostem.

Até a próxima.